(67) 3327-2829

Rua Dr. Zerbini, 947 - Chácara Cachoeira

Esap e novos Procuradores exaltam curso de formação: “experiência inesquecível”

Curso de 60 dias foi encerrado dia 9 de setembro, e atendeu as expectativas dos envolvidos

Por APREMS
13/09/2022 · Notícias

Foi encerrado na última semana o curso de formação para a turma de 16 novos Procuradores do Estado, oferecido pela Escola Superior de Advocacia Pública (Esap) da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (PGE-MS). Sob a coordenação da Procuradora do Estado Ludmila Russi, diretora da Esap, o curso de formação, que durou aproximadamente 60 dias, foi fundamental para a introdução dos novos profissionais na PGE-MS, e teve uma avaliação positiva de todos os envolvidos.
“Ao longo das semanas de acompanhamento, os novos colegas puderam externar suas perspectivas, áreas de interesse de lotação, ao mesmo tempo em que essas unidades
igualmente manifestaram-se sobre a participação dos novos colegas”, explicou Ludmila.
“Como resultado, podemos dizer que o modelo adotado nos permitiu perceber as áreas de interesse dos novos colegas e conjugá-las com as necessidades institucionais permitindo a identificação, pela Direção Superior, de lotações, dentro do possível, que prestigiassem conhecimentos, habilidades e aptidões inatas dos novos Procuradores associadas às necessidades estratégicas da PGE, visando o aprimoramento das atividades institucionais”, acrescentou a diretora da Esap.
O objetivo do curso de formação foi o de apresentar a carreira aos novos integrantes da PGE-MS, identificando sua missão, valores, unidades setorais, além de capacitá-los nas ferramentas de atuação, conscientização quanto aos desafios e avanços a serem alcançados. “Ou seja, um curso de formação se propõe a integrar e criar a sinergia necessária para que os novos integrantes sintam-se parte da Instituição e com ela desenvolvam seus objetivos institucionais” afirma Ludmila.
O curso deste ano foi oferecido para 16 novos procuradores, sendo que 15 deles vieram de outros estados brasileiros. “Tendo essa perspectiva em mente, a Esap buscou construir junto com a Direção Superior da PGE, aqui compreendidos o Gabinete da Procuradora-Geral e Adjuntos, Corregedoria e Coordenadoria de Gestão Estratégica, um curso de formação de oito semanas, que encampasse várias frentes de atuação, passando desde a apresentação de nossa cidade, com um divertido city tour, visita ao Bioparque Aquário Pantanal, palestras proferidas pela Direção Superior, Procuradores-Chefes e Procuradores Coordenadores das diversas unidades setoriais da Instituição, acompanhamento supervisionado dos novos colegas nessas unidades por Procuradores experientes na temática, treinamento nos sistemas operacionais de utilização diária, além de workshops sobre comportamento corporativo e comunicação não-violenta”, sintetizou a coordenadora do curso e diretora da Esap.

Experiência
Da parte dos novos Procuradores do Estado, os relatos são os melhores possíveis. É o caso da Procuradora Priscilla de Siqueira Gomes. “A experiência de participar de um curso de formação tão bem preparado foi muito enriquecedora. Passamos por setores importantes da PGE que nos ajudaram a ter uma noção geral da instituição e nos possibilitou conhecer mais de perto os procuradores e suas rotinas. Fomos muito bem recebidos por todos que nos orientaram e eu particularmente finalizo o curso muito feliz em fazer parte da PGE-MS e empolgada com os novos desafios”, disse a nova Procuradora do Estado.
“Foi uma experiência que certamente ficará marcada na minha memória e no meu coração, por todo carinho e dedicação com que tudo foi preparado. Realmente foi uma grande recepção para nós, recém-chegados, que fez toda a diferença na adaptação à nova cidade e carreira”, acrescentou.
“O curso de formação da PGE, por intermédio da Esap, foi uma das melhores experiências de formação que eu já tive. A única da advocacia pública, para falar a verdade, no sentido de agregar novos profissionais em uma carreira. A Esap, desde o primeiro momento foi sensacional em todos os quesitos, tantos nos programas, no engajamento, e na empatia de todos os servidores, em especial a Ludmila, que sempre nos deu tranquilidade em todos os momentos de nosso curso de formação”, relatou o Procurador Felipe de Quadro dos Santos Ramos. “Foi uma experiência incrível que vai ficar guardada para sempre em nossas vidas”, acrescentou o Procurador.